George Ivanovitch Gurdjieff


 Foi um filósofo, psicólogo, esotérico, ou mesmo escritor ou compositor musical de origem Armênia, embora em algumas obras, muitos o consideram um lider religioso, devido a característica de sua filosofia e também a mesma possuir muitos seguidores fanáticos.

Sua data de nascimento, assim como sua infancia, possuem dados muitos incertos, mas alguns autores dizem que nasceu em 1877 em Alexandropol, Armênia, que na época fazia parte do Império Russo Czarista.

Conforme dito anteriormente, não existem detalhes sobre sua infancia e adolescência, varias obras dizem que ele ficou viajando pelo Egito, Oriente Médio, Índia e, Ásia Central, durante sua juventude, absorvendo os ensinamentos de diversas egrégoras espirituais e religiões. Em 1913 ele se encontra então em Moscou. Lecionou e em Petrogrado. Com a Revolução Russa de 1917 ele retornou à sua terra natal.

Nesta altura, Gurdjieff já possuia muitos seguidores e foi encorajado a fundar o Instituto para o Desenvolvimento Harmonioso do Homem em 1919 em Tbilisi, na  Geórgia, mas com a região já em poder dos comunistas, em 1922, se estabeleceu em Fontainebleau, França.

Possuia seguidores, muitos de origens proeminentes, que segudo historiadores, viveram uma vida  monástica, no entanto, participavam de banquetes, nos quais Gurdjieff aproveitva para ministrar seus ensinamentos e seus escritos também eram lidos. Seus ensinamentos consistiam de exercícios rituais e dança, com música compostas por Gurdjieff e o compositor Thomas de Hartmann. 

Muitos seguidores viajaram para outros lugares. Em 1923 em Paris e em três cidades dos Estados Unidos que chamaram atenção considerável. A leitura para o ocidente foi facilitada por um discípulo chamado Ouspensky que escreveu os ensinamentos de uma forma compreensível.

Em 1924, Gurdjeff passou por uma experiência de quase morte, após um acidente de carro, com ferimentos com grande gravidade, enquanto estava se recuperando, dissolveu o Instituto em Paris e iniciou a escrita de uma trilogia de sua filosofia (O tudo de tudo).

Gurdjeff possuia talentos musicais, e entre 1926 e 1935, criou junto com um aluno 170 composições para piano, cuja função era ser usada em seus rituais e também para incremento da fé. 

Passou a morar em um apartamento na 6 rue des Colonels-Renard. Neste periodo, conquistou um novo grupo de seguidores composto em grande parte por alunos talentosos.

Trabalhou durante a ocupação alemã de Paris e continuou a trabalhar em suas danças acompanhadas pelo piano. 

N última parte de sua vida viajava para os Estados Unidos, para adquiri discipulos dedicados. 

Morreu em 29 de outubro de 1949, perto de Paris aos 83 anos. Seu jazigo está Fontainebleau-Avon. G

SUA FILOSOFIA

Segundo o site: Britannica; "O princípio básico de Gurdjieff e de que a vida humana é semelhante ao sono; a transcendência do estado de sono exigia trabalho, mas, quando era alcançada, o indivíduo podia atingir níveis notáveis ​​de vitalidade e consciência."

Seus rituais tiveram grande influência dos Dervixes, (tenho video sobre isto), que utilizavam a dança para atingir um estado mental especial.

Vejam um exemplo em https://www.youtube.com/watch?v=vzQVhQ-OkF8

No caso de Gurdjeff, a dança, normalmente acompanhada de suas composições serviram para atingir os níveis de consciência abordados em sua filosofia. Gurdjeff compôs mais de 50 gravações e vários livros sobre seus ensinamentos, como exemplo, nós temos os movimentos de Gurdjieff, Dicionário de Gnose e Esoterismo Ocidental.

Meu entendimento de Gurdjeff, é o que sempre digo nas lives, vivemos em um mundo que não compreendemos nem 1% do que se passa a nossa volta, e para conseguir ampliar esta visão, tem que haver muito espforço, talvez esforço de mais de uma vida, pois o criador criou leis imutáveis do Universo. Sua música, seus estudos, fazem parte de todo um processo para o entendimento do universo.  

Além de minha própria definição, vou citar alguns estudioso, pois tendo em vista a diversidade de interpretações e que não fique sómente o meu entendimento:

"...seu sistema integrou uma crítica semântica, uma crítica social, uma epistemologia, uma cosmogonia e cosmologia mitopoética, uma fenomenologia da consciência e uma existência prática." 

                     - https://modjourn.org/biography/gurdjieff-george-ivanovich-1866-1949/-

“Existem mentes que se questionam, que desejam a verdade do coração, buscam-na, se empenham em resolver os problemas gerados pela vida, procuram penetrar na essência das coisas e dos fenômenos, e penetrar em si mesmas. Se um homem raciocina e pensa bem, não importa qual caminho ele segue para resolver esses problemas, ele deve inevitavelmente retornar a si mesmo, e começar com a solução do problema do que ele mesmo é e qual é o seu lugar no mundo ao redor ele. ele. "

                    - Gudjeff -  https://www.filosofico.net/gurdjieff.htm

"A verdadeira essência do ensinamento de Gurdjieff é percebida ao se tornar consciente de que o homem, como ele é, em seu estado normal de vida, é um ser puramente limitado, enganado pela sensação e presunção de ser e fazer , mas por trás da qual, em vez disso, cruelmente esconde uma verdade diametralmente oposta. Gurdjieff compara o estado de vida do homem a um estado de sono profundo, estado em que o indivíduo passa a totalidade de sua existência, enjaulado pela mecanicidade e pelo acontecimento dos acontecimentos. De fato, segundo Gurdjieff, o homem pensa constantemente em fazer e decidir, mas na realidade ele não faz e não decide absolutamente nada, tudo acontece e tudo está sujeito a certas leis universais pertencentes ao cosmos em que vivemos."

                   - https://www.filosofico.net/gurdjieff.htm -

Se você quiser se aprofundar mais, veja as fontes abaixo. 

Fontes:

-Britannica.com

-modjourn.org

-ggurdjieff.com

-https://www.filosofico.net/gurdjieff.htm

-Gurdjieff: Misticismo, Contemplação e Exercícios (Oxford Studies in Western Esotericism) 

-Gurdjieff, Guia para iniciantes: Como mudar a maneira como reagimos ao colocar nossas chaves no lugar errado pode transformar nossas vidas

-Gurdjieff: The Key Concepts (Routledge Key Guides)

-A Força de Gurdjieff, Vol. 3: Versão Orageana de C. Daly King: Volume 3


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS LÍRIOS

Os Salmos

Coisas que aprendi na vida - Onesimo Ranel