Cabala - Entendendo o Shabat
Olá pessoal, aqui quem fala é aylton do Amaral, com mais um vídeo para você.
Cada religião tem o seu dia sagrado de descanso, o Cristianismo tem o Domingo, O Islamismo tem a Sexta-feira e o Judaísmo tem o sábado.
Porquê sábado? Porquê é o dia em que tudo para em Israel?Inclusive os elevadores são programados para o “Shabat Service”, onde não obriga o religioso a apertar o botão (criar centelha) e para de andar em andar, onde o religioso só sai por motivos urgentes ou religiosos. O domingo lá é dia normal de trabalho, onde o fim de semana é na sexta e no sábado. O shabat começa no por do sol de Sexta e termina no por do sol de sábado.
Neste vídeo vamos falar do ponto de vista Cabalístico do sábado e o que é feito durante este dia.
Assim foram concluídos os céus e a terra, e tudo o que neles há. No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou. Abençoou Deus o sétimo dia e o santificou, porque nele descansou de toda a obra que realizara na criação.
Gênesis 2:1-3
"Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor,o teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teus filhos ou filhas, nem teus servos ou servas, nem teus animais, nem os estrangeiros que morarem em tuas cidades. Pois em seis dias o Senhor fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas no sétimo dia descansou. Portanto, o Senhor abençoou o sétimo dia e o santificou.
Êxodo 20:8-11
E então lhes disse: "O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim, pois, o Filho do homem é Senhor até mesmo do sábado".
Marcos 2:27-28
"Diga o seguinte aos israelitas: Quando entrarem na terra que dou a vocês, a própria terra guardará um sábado para o Senhor. Durante seis anos semeiem as suas lavouras, aparem as suas vinhas e façam a colheita de suas plantações. Mas no sétimo ano a terra terá um sábado de descanso, um sábado dedicado ao Senhor. Não semeiem as suas lavouras nem aparem as suas vinhas.
Levítico 25:2-4
Também lhes dei os meus sábados como um sinal entre nós, para que soubessem que eu, o Senhor, fiz deles um povo santo.
Ezequiel 20:12
"Diga aos israelitas que guardem os meus sábados. Isso será um sinal entre mim e vocês, geração após geração, a fim de que saibam que eu sou o Senhor, que os santifica.
Êxodo 31:13
"Se você vigiar seus pés
para não profanar o sábado
e para não fazer o que bem quiser
em meu santo dia;
se você chamar delícia o sábado
e honroso o santo dia do Senhor,
e se honrá-lo, deixando de seguir
seu próprio caminho,
de fazer o que bem quiser
e de falar futilidades, então você terá no Senhor
a sua alegria,
e eu farei com que você cavalgue
nos altos da terra
e se banqueteie com a herança
de Jacó, seu pai."
É o Senhor quem fala.
Isaías 58:13-14
Ele lhes respondeu: "Qual de vocês, se tiver uma ovelha e ela cair num buraco no sábado, não irá pegá-la e tirá-la de lá? Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado".
Mateus 12:11-12
Indignado porque Jesus havia curado no sábado, o dirigente da sinagoga disse ao povo: "Há seis dias em que se deve trabalhar. Venham para ser curados nesses dias, e não no sábado". O Senhor lhe respondeu: "Hipócritas! Cada um de vocês não desamarra no sábado o seu boi ou jumento do estábulo e o leva dali para dar-lhe água? Então, esta mulher, uma filha de Abraão a quem Satanás mantinha presa por dezoito longos anos, não deveria no dia de sábado ser libertada daquilo que a prendia?"
Lucas 13:14-16
Então os judeus passaram a perseguir Jesus, porque ele estava fazendo essas coisas no sábado. Disse-lhes Jesus: "Meu Pai continua trabalhando até hoje, e eu também estou trabalhando".
João 5:16-17
Portanto, não permitam que ninguém os julgue pelo que vocês comem ou bebem, ou com relação a alguma festividade religiosa ou à celebração das luas novas ou dos dias de sábado. Essas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo.
Colossenses 2:16-17
Há quem considere um dia mais sagrado que outro; há quem considere iguais todos os dias. Cada um deve estar plenamente convicto em sua própria mente. Aquele que considera um dia especial para o Senhor assim o faz. Aquele que come carne para o Senhor come, pois dá graças a Deus; e aquele que se abstém para o Senhor se abstém, e dá graças a Deus.
Romanos 14:5-6
Assim, ainda resta um descanso sabático para o povo de Deus; pois todo aquele que entra no descanso de Deus também descansa das suas obras, como Deus descansou das suas.
Hebreus 4:9-10
Shabat e Havdalá
A Cabala explica que o sábado (ou o Shabat) possui três grandes ações, geralmente acompanhadas por refeiçoes. Para o Cabalista e alguns religiosos, temos o ritual de Shabat, a Amidá (grande oração) e a Havdalá (separação do Shabat).
Estas três ações são ligadas ao Tzim Tzum.Vocês conhecem o Tzim Tzum?
No intuito de nos dar o livre arbítrio, o Criador contraiu sua Luz no momento da Criação, porque se sua luz estivesse revelada em sua totalidade, não haveria um livre arbítrio, sem termos condições de executar ações pelas quais mereceríamos a plenitude completa.
Por isso, houve o Tzim Tzum, ou seja, o criador contraiu a revelação de sua luz para que nós tivéssemos o livre arbítrio e executar ações para obtermos a luz.
Esta contração que antecede a expansão, ocorre semanalmente e no Shabat se inicia no Amidá e termina no Havdalá.
Os Cabalistas também dão importância ao Shabat, por ser um momento de examinar todos os acontecimentos da semana que passou. Vocês já ouviram falar de ano sabático, onde alguns profissionais ficam sem trabalhar por 1 ano no intuito de reavaliar suas vidas?
No Shabat ocorre o mesmo, só que para a semana que passou e também este tempo mé aproveitado para organizarmos nossas pendências para a próxima semana, pois é no Shabat que poderemos nos conectar com a energia que vai nos influenciar para a próxima semana.
Por que acontece essa influência?
Segundo a Cabala, o nosso mundo tem 7 (sete) lados que são: direita e esquerda, em cima e em baixo, frente e atrás e o lado de dentro, sendo que o Shabat representa o lado de dentro da semana, então precisamos atingir esse núcleo, pois toda a energia então, pode se expandir para o resto da semana.
Já a Amidá tem como ápice, a leitura do Parashá semanal nos traz o desejo de compartilhar com toda a humanidade, juntamente com a energização das águas.
Amida, quer dizer "estar de pé", que é a posição de oração que é feita de pé, com os pés juntos, olhando então na direção de Jerusalém.
E a Havdalá?
Como vimos anteriormente, o Shabat se inicia no entardecer de sexta-feira ao entardecer e termina no sábado ao entardecer. Durante este tempo é concedido ao Cabalista, o Espírito do Shabat, portanto no final é feito o ritual da Havdalá, com vinho e bênçãos.
Pronincia-se a Havdalá com uma benção da áqua, sobre um cálice de vinho, que pode ser suco de uva, cerveja ou outra bebida aspirando ervas com o intuito de estimular nossa alma.
Temos depois, a bênção do fogo, que é realizada sobre uma vela combinando vários pavios em menção a Adão, que quando ficou na escuridão pela primeira vez acendeu um fogo, batendo duas pedras.
A Havdalá é o momento máximo da expansão da energia do Shabat.
Essa força é representada no momento que se pronuncia as primeiras palavras da Torá evocando a energia da criação.
Dentre outras conexões, a Havdalá tem também como propriedade a 'limpeza' dos cinco sentidos de nosso corpo, ampliando nossa percepção do mundo.
O desejo de receber para si mesmo também pode acontecer no caminho espiritual, e a forma mais clara se expressa quando participamos do ritual de Shabat, mas não participamos da Havdalá, por exemplo.
Ou seja, nos conectamos com a energia de contração e não com a energia de expansão, atraindo assim uma energia de recebimento que necessita ser compartilhada.
Conclusão
Seguindo os preceitos da Cabala, temos sempre que alimentar a roda da vida com coisas positivas, para que também recebamos coisas positivas e com isto transformar o mundo em um lugar melhor.
É muito importante que estas conexões sejam feitas mesmo estando sozinhos em nossas casas, isto contribui para que estejamos sempre em equilíbrio e em conexão com o criador.
Vida longa e próspera – Aylton Out.
Fontes:
http://www.chabad.org.br/shabat_novo/shabat_sub11.html
https://www.simgnificados.com.br/shabat-shalom/
https://www.tudosobrejerusalem.com/shabat-jerusale
Comentários
Postar um comentário