Gengis Khan

O Império Mongol, foi considerado um dos maiores impérios da história. Teve seu ápice, quando foi liderado por uma personalidade digna de nota, que chamava-se Gengis Khan. Na realidade, Gengis Khan nasceu com o nome de Temudjin. Seu nascimento é cercado de diversas lendas xamânicas, uma delas fala sobre a vinda de um lobo cinzento que devoraria toda a terra.

Temudjin nasceu em 1162 em uma aldeia nas margens de um rio chamado Onon na região que hoje é conhecida como Mongólia. Seu pai chamava-se Yesugei, era um líder do Clã Bojigin, figura respeitadíssima entre os líderes mongóis. Nesta época, os Mongóis eram cavaleiros exímios e eram divididos em diversas tribos que aglutinavam um Clã, e as vezes um Clã englobava diversas tribos. Essas tribos de guerreiros possuíam seus “Cãs”, que eram seus líderes, que chegavam á sua posição de forma violenta, através de assassinatos ou lutas.

O pai de Temudjin foi envenenado por membros da tribo dos Tártaros. Neste período, Temudjin tinha mais ou menos uns 10 anos de idade, e por pertencer á família do líder perdedor, ele foi abandonado á sua própria sorte juntamente com sua família, indo viver nas estepes inóspitas daquela região, sem seus bens, que eram gado, e principalmente cavalos, pois, na época, o cavalo fazia parte integrante da cultura Mongol. Um mongol, dizia-se, tinha tanta afinidade com o seu cavalo, que consideravam parte do seu próprio corpo.

Yesugei, seu pai, era muito estimado pelas tribos vizinhas, elas doavam víveres e ajudaram Temudjin a crescer e treinar para ser um guerreiro, principalmente como arqueiro montado.

Os mongóis tinham uma habilidade especial. Durante as batalhas, em pleno galope, em cima de seu cavalo, um arqueiro, virava todo o corpo para trás, montando ao contrário, e atirando flechas após passar a carga da cavalaria, quando o inimigo menos esperava. O Arco Mongol tinha um alcance de 500 metros, com uma incrível precisão que deixava os inimigos totalmente perdidos.

Com o tempo, graças às suas habilidades de liderança, herdadas pelo pai, Temudjin se fez chefe de diversas tribos, e assumiu o nome de Gengis Khan, cuja tradução seria algo como “Supremo Líder”, ou “Cã dos Cãs”. Empreendeu uma campanha contra a tribo Merkit, que teria raptado sua noiva Boerte. Gengis Khan teria atacado os guerreiros Merkit um a um e derrotado todo o clã. Tomou Boerte de volta, e ao seu lado viveria até o fim.




Por volta de 1205, Gengis Khan, depois de ter pacificado as tribos que lutavam entre si, e com seu prestígio em alta, Gengis Khan unificou os Mongóis, criando um estado Mongol, e um exército poderoso, que o permitiu então, partir para suas conquistas. Um gênio militar, Khan usava a sua cavalaria de forma inédita.

A cavalaria era usada como ponta de lança nos ataques, protegendo a infantaria, da mesma forma como os tanques foram utilizados na segunda guerra mundial, pelo General George Patton, um estudioso da história dos Mongóis. Foi criador da estratégia de cerco a fortificações partindo das campinas. Séculos mais tarde, Mao-Tsé-Tung utilizou este mesmo princípio para dominar a China.

Depois de unificar toda a Região da Mongólia, Gengis Khan invadiu a China, atravessando a até então inexpugnável Grande Muralha da China, e tomando Pequim. Não satisfeito, invadiu diversos países Muçulmanos. Seu império começava no Cáucaso, passando pelo Rio Indo, Pequim e Mar Cáspio.

O seu ocaso começou, quando ele teve que voltar às estepes Mongóis, para conter uma revolta do líder de tribo chamado HsiHsia. Após vencer o revoltoso, Gengis Khan foi acometido de uma febre alta e veio a falecer.

Dizem algumas estórias locais que todos os guerreiros e construtores de tumbas envolvidos no enterro de Gengis Khan foram mortos para manter em segredo o local onde ele foi enterrado. E esse local realmente jamais foi encontrado.

Antes de sua morte Gengis Khan nomeou seu filho, chamado Ogedei, e deu-lhe a missão de expandir ao máximo o território já conquistado pelo seu pai, que chegou até a Hungria. Ogedei não tinha o mesmo tino de liderança do pai, e dividiu o território entre seus filhos, que também não tinham a mesma capacidade de Gengis Khan. Estes impérios tiveram curta duração.

Hoje em dia, Gengis Khan é considerado o pai do país chamado de Mongólia, e os mongóis o cultuam, quase como um Deus.

Existem diversos bons livros que falam de Gengis Khan, mas eu indico o livro “Gengis Khan” de Michel Hoang.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS LÍRIOS

Os Salmos

Coisas que aprendi na vida - Onesimo Ranel