BREVIÁRIO MAÇÔNICO - RECEPÇÃO
O significado da “Recepção” Maçônica é o recebimento na Loja, por ocasião da cerimônia iniciática, do iniciando, agora denominado Neófito.
A Iniciação toma o lugar de um “exame”, quando os membros do quadro constatam a respeito da personalidade do novel membro, se resultou vitorioso das provas, como se comportou e assimilou a “filosofia” do ato.
Propor-se profano é um risco e um ato de grande responsabilidade, porque será apresentado ao grupo um novo elemento que nele se integrará; com essa atitude, o grupo demonstrará júbilo.
A recepção, inicialmente, é formal e cerimoniosa; trata-se de uma recepção iniciática e ritualística.
Finda a sessão, na sala dos passos perdidos, o Neófito entra em contato direto com todos os Irmãos, que o abraçam e lhe dão as boas-vindas e, ao mesmo Tempo, lhe oferecem um banquete sóbrio, porém alegre.
O primeiro contato com os Irmãos “desconhecidos” deixa o Neófito constrangido, mas logo sente que a amizade é sincera e com extrema facilidade integra-se ao grupo como se sempre tivesse feito parte dele.
Os maçons, nessa oportunidade, devem exteriorizar o amor fraterno, que é capaz de absorver de imediato a simpatia de um estranho.
Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 327.
Comentários
Postar um comentário