NEÓFITO


Palavra de origem grega, que significa “recém-plantado”. Em Maçonaria, designa o candidato recém-Iniciado. Neo significa “novo”, portanto diz respeito ao “novo maçom”. 

Trata-se de um estágio que perdura por longo Tempo, inexistindo a previsão de seu término, uma vez que se o maçom recém-Iniciado encontra novidade sobre novidade em seu Grau de Aprendiz. Passando para o segundo grau, o de Companheiro, encontrará ainda maiores novidades e assim por diante, até atingir uma estabilidade plena, dentro dos preceitos do ritual que observa. 

O Iniciado é um “recém-nascido” que durante a cerimônia de Iniciação provou as dificuldades e da harmonia que lhe foram apresentadas. 

Não basta ter participado da Iniciação, é preciso que a tenha compreendido, e isso sucederá quando assistir à próxima Iniciação de um novo irmão. 

O processo iniciático é longo e cada palavra deve ser “absorvida” e “digerida”, e isso demanda um longo estágio. 

A Iniciação é permanente e contínua; mesmo fora da Loja, quando no recesso do lar, o maçom está descobrindo novos significados, novas interpretações e novos conhecimentos. 

Portanto, “Neófito” é um estado permanente e o maçom deve aproveitá-lo, lembrando que, se está no mundo, é para aprender a viver a fim de em Tempo oportuno alcançar graus sobre graus.


Breviário Maçônico / Rizzardo da Camino, - 6. Ed. – São Paulo. Madras, 2014, p. 258.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OS LÍRIOS

Os Salmos

Coisas que aprendi na vida - Onesimo Ranel